top of page

Entrevista: Segue o baile com Arthur Calgaro

  • Foto do escritor: Gustavo Tamagno Martins
    Gustavo Tamagno Martins
  • 22 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Entrevista realizada em novembro de 2020.


Fotografia: Daniel Andrade/Divulgação

Com apenas 19 anos, o caxiense Arthur Calgaro já tem no currículo a abertura dos shows dos cantores Michel Teló e Loubet, o último sendo o dono do hit Made In Roça.


Isso porque o jovem é o gaiteiro de Chandy e Adrianno, dupla sertaneja da cidade, mas a sua atuação não para por aí. Além de acordeonista, Calgaro é professor de chula e de gaita e está iniciando um projeto com um amigo que leva o nome de Pepe e Arthur.

E o destaque não fica só na gaita.


O jovem dança chula, coreografia típica do Sul do Brasil, que já lhe rendeu diversos prêmios, entre eles, como campeão do Rodeio Internacional de Vacaria de 2016

e vice-campeão do mesmo evento em 2018. Arthur também representou nacionalmente o Rio Grande do Sul vencendo a categoria juvenil do Fegachula em 2016.


E o amor pela música não surgiu do nada. Vem de família, e de grande talento, por sinal. O avô materno toca gaita, uma prima canta, outro primo toca violão. E por aí vai. O incentivo vem dos próprios pais, Heitor Carlos e Mary. Mesmo ainda pequeno, Arthur já acompanhava os dois nas danças do CTG, além de tocar a sua gaitinha ao lado do pai, que também toca o instrumento.

— Com a música e a dança foi que eu consegui tudo que tenho hoje. O meu único trabalho, até hoje, foi como músico e professor. Além de representar tudo que ganhamos, representa por ser algo muito bonito. A música, a dança e a arte em si, é uma das áreas que se expressa mais sentimentos e emoção nas pessoas — assim responde Arthur ao ser questionado da importância da arte em sua vida.

Suas principais inspirações são exatamente a sua família, seu professor de música Magnos Gasparini e dois gaiteiros famosos, Gustavo Mayer e Jeff Villalva. Do sertanejo antigo, Calgaro aprecia toda essa gama de artistas, valendo a menção de Milionário e José Rico e Leandro e Leonardo.

Fotografia: Daniel Andrade/Divulgação

O seu sonho é de fazer sucesso na música, mas ele já tem outros rumos, caso a área não lhe oferecer um sustento único.

— Na música, querendo ou não, tu só consegue viver disso se tu faz sucesso, senão tu ganha um dinheirinho ali, e não é um salário que tu vai crescer muito. Por isso, faço faculdade de Direito, que abre muitas outras portas, seja em concursos públicos, advocacia ou na área policial — projeta.

Uma das perguntas mais complicadas para o jovem responder foi a de quem é Arthur Calgaro sob a visão dele próprio. Ele se designa como uma pessoa muita focada no que faz, que quando quer alguma coisa, vai atrás, insiste e estuda para aquilo. Uma das comprovações disso é o seu esforço para vencer o concurso de chula do Rodeio de Vacaria em 2016.

— Eu queria muito ganhar, tinha dias que eu ensaiava de 8 a 6 horas por dia. Ensaiava de manhã, de meio-dia, de tarde, de noite, de madrugada. Teu corpo tem que estar preparado todas as horas do dia. Sou bem esforçado — completa.
Fotografia: Arquivo pessoal

PARA ARTHUR CALGARO

:: Cantor: Bruno e Marrone

:: Música: Gritos de Liberdade


Baixe o Fanzine Fazendo Arte e leia todas as histórias

LEIA TAMBÉM



bottom of page